Ruínas do Abarebebê

A Igreja do Abarebebê é identificada como uma das primeiras construída no Brasil. Foi erguida na segunda metade do século XVI, com o fim de catequizar os índios tupis que viviam na região. Ali se estabeleceu também o segundo colégio de meninos do Brasil e no seu entorno formou-se o único aldeamento do litoral de São Paulo: o Aldeamento de São João Batista. É patrimônio histórico nacional e paulista, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT (1984).

Este sítio foi pesquisado por equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, sendo, entre todos os sítios arqueológicos do município, o de maior potencial turístico pela sua proximidade ao centro do município.

Visitas

As Ruínas do Abarebebê localiza-se na Estância Balneária Convento Velho, a oito quilômetros do centro da cidade, com acesso pela Avenida Padre Anchieta (ver mapa), sendo seu horário de visitação de terça a domingo das 09h00 às 16h00.

Grupos: recomenda-se que a visitação por grupos (4 ou mais pessoas) ou escolas seja agendada previamente com o Departamento de Turismo pelo telefone: (13) 3455-9426

Veja imagens

 

Veja Mapa


Exibir mapa ampliado