Cachoeira do Paraíso

Localizada a 25 km do centro de Peruíbe, a cachoeira está no caminho entre Guaraú e Una, no interior do Parque Estadual do Itinguçú.

Naturalidade – Este é um aspecto muito interessante dessa cachoeira. Apesar de ser intensamente visitada em algumas épocas do ano, desde há muito tempo (pelo menos 20 anos), seu aspecto atual é provavelmente muito próximo ao original, nas quedas d’água. Os caminhos e escadas que conduzem aos três pontos da Cachoeira são integrados ao meio, bem feitos e bonitos, fazendo parte do circuito de trilhas do Estado de São Paulo.

O acesso a Cachoeira do Paraíso é feito pela Estrada Guarau-Una. Percorrendo-se 15 quilômetros, a direita se encontra o caminho que leva até a área do Estacionamento. A subida até o poço principal é por trilha de 250 metros.
A visitação é controlada sendo permitida apenas a entrada d e270 pessoas por dia. A entrada é gratuita e a senha deve ser retirada no portal de entrada do Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia Itatins, no km 7 da estrada para Barra do Una.

O agendamento de grupos por agências ou escolas deverá ser feito na sede administrativa da Juréia, pelo telefone (13) 3457-9243 ou e-mail ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br sendo, para grupos com mais de oito pessoas, também necessário à autorização de entrada no Município conforme a Lei Municipal 2311de 2002.